sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ATIV. 3.5 - Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologia ao currículo

No eixo 4 do curso das TICs pudemos desenvolver em sala de aula o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC). A teoria articulada à aplicação do projeto com os alunos facilitaram a compreensão do currículo construído no desenvolvimento do projeto utilizando as novas tecnologias. O interessante nesse processo foi perceber o quanto a tecnologia facilitou o interesse dos alunos na atividade e o quanto o trabalho feito em grupo proporcionou a integração e a troca de ideias dos alunos. Afinal, precisamos considerar que a cultura digital existe e as novas gerações estão completamente envolvidas por ela. Logo, o uso das TIC no desenvolvimento de projetos pedagógicos traz novas perspectivas ao desenvolvimento do currículo e ao fazer do professor. Conforme lembra a autora Thurler (2001), um projeto tem maiores chances de se concretizar quando seus objetivos são realistas, uma vez que o projeto “necessita, em primeiro lugar, explorar os possíveis, depois cristalizar uma escolha, a seguir especificar o que se quer e o que se pode e, enfim, realizar, ou seja, passar à ação (DEVELAY, 1994, p. 25)”. Foi o que aconteceu ao desenvolvermos o projeto no contexto concreto da prática pedagógica com os alunos da classe escolhida como protagonista desta ação (6ª B). Eles inicialmente escolheram o tema sobre o qual gostariam de fazer pesquisa, - para isso utilizaram a Net – depois produziram textos, compartilhamos entendimentos sobre o assunto e, por fim, criaram seus slides para organizar suas ideias e expor os resultados da aprendizagem. Entre as vantagens de se fazer uso de tecnologias na prática pedagógica está a abertura proporcionada ao currículo para incorporar as experiências dos alunos e seu contexto de vida, e trabalhar as disciplinas de forma integrada. Isso possibilita a interpretação dos fenômenos socioculturais da comunidade, bem como o resgate da ética, das artes, da diversidade e dos valores a serem vividos pela escola. Ou seja, atende positivamente as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e os Temas Transversais, mostrando que a escola tem a tarefa de preparar o aluno para a vida. O currículo é, enfim, um conjunto de experiências de aprendizagem, um processo intencional e prático no qual os principais atores são os professores e os alunos. Paralelo a isso, o uso de tecnologias interativas conectadas à Internet requer um currículo construído na ação, num processo dialético que envolve conteúdos, estratégias pedagógicas, valores, experiências de professores e alunos e diferentes linguagens de representação do pensamento. Diante desses entendimentos, chega-se a conclusão que não é possível ao educador subestimar ou negar os “saberes de experiências feitos” com que os educandos chegam à escola, pois estes são, antes de mais nada, a mola mestra para que haja uma aprendizagem significativa e de qualidade.

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